Sunday, January 21, 2007

Eu gosto de São Paulo.
.
Museu da Língua Portuguesa, Estação da Luz, Pinacoteca, Parque da Luz, Estação Pinacoteca, Sala São Paulo, Secretaria da Cultura.
.
Eu gosto de São Paulo?
.
Grupos de mendigos, homens e mulheres, sob um sol de meio-dia com tocas, blusas e montes de sacolas, em círculo, conversando alto; Uma criança dormindo em uma esquina. Outra. Outra debaixo de um toldo. Outra na soleira de uma porta. Nunca dá pra saber se é menino ou menina, sempre dormem cobrindo a cabeça com a blusa. Os pés descalços e pretos.
.
Eu os vejo e tenho vergonha. Tenho medo e vergonha.
.
Tenho vergonha porque gostaria de fazer algo e não sei. Tenho vergonha de ter medo de caminhar sozinha e passar por grupos de crianças e adolescentes na rua. Tenho vergonha de comer doce e passar entre eles. Às vezes até tenho vergonha por achar que não tenho motivos pra ficar triste, como eles têm. Tenho vergonha de reclamar quando tenho frio, quando tenho fome e quando me sinto só.
.
Tenho vergonha do meu medo, da minha ignorância e da minha impotência.

No comments: